Imagine se, numa conversa com um grupo de pessoas, você falasse sem parar para ouvir os demais interlocutores. Como você acha que essas pessoas se sentiriam? Por quanto tempo elas ficariam ouvinddo sua explanação, sem que você responda aos comentários dela sobre o que você diz?
É assim que, ainda hoje, muitas marcas se comportam nas redes sociais. Se você pensa que já passou o tempo em que as empresas viam o Facebook e outros canais sociais como apenas uma plataforma de divulgação dos seus produtos e serviços, você deve viver num mundo de maravilhas. Porque, no nosso dia a dia, nos deparamos com marcas de diferentes portes e segmentos que ainda não pararam para ouvir o que seus fãs e seguidores têm a dizer.
Voltando à ilustração da conversa de grupo, imagine se, antes e ao longo do diálogo, você prestasse atenção nas reações e comentários das pessoas. Seria mais fácil identificar se elas estão gostando do que você diz, concorda? Mais do que isso, os comentários delas poderiam ser ganchos para novas abordagens da sua explanação e a conversa fluiria melhor porque o conteúdo do que você diz seria mais relevante para os interlocutores.
Esse exato comportamento funciona (muito bem) nas relação entre marcas e fãs/seguidores. Ouvir o que as pessoas dizem sobre a sua marca, seus produtos, seu conteúdo, seu mercado de atuação etc. é uma fonte riquíssima de inputs para sua atuação nas redes sociais – e até para o seu negócio. Esse tipo de informação, que hoje chega facilmente para as empresas, até bem pouco tempo atrás só era possível de conseguir por meio de pesquisas que exigiam grandes esforço e investimento.
Então, a dica é simples: ouça seu público com atenção! E use todos os comentários a favor da sua marca.
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