A produção de conteúdo é algo que deve fazer parte do seu dia a dia. Mas além do conteúdo em si, é muito importante ter o olhar atento para o público. Avaliar se seus potenciais clientes estão prestando atenção no conteúdo que você está produzindo. Por isso um parâmetro muito importante é o engajamento do seu público, onde é possível entender esse nível de atenção.
Uma queixa muito comum dos advogados é, “por que meu cliente não presta atenção no meu conteúdo?”. Aqui vamos te explicar as possíveis razões para isso e como você pode evitar que isso acontece com você.
Origens do problema
Existem duas origens que podem acarretar esse problema, que são:
1) Base de audiência com perfil diferente do seu potencial clientes
Essa origem problemática pode ser identificada quando o advogado constrói sua base de seguidores, as pessoas que acessam o conteúdo no site ou em rede sociais, não serem as pessoas que tem o perfil do seu potencial cliente, a pessoa que realmente vai te contratar. Ou seja, ter uma base diferente das pessoas que potencialmente podem te contratar.
Isso é comum acontecer quando o advogado já tem um perfil pessoal e transforma ele em uma rede profissional. Onde sua audiência, a maioria pelo menos, são familiares e amigos, e não clientes procurando o tipo de solução e conteúdo que você passou a entregar.
2) Abordagem não adequada
Muitas vezes seu conteúdo é muito interessante e realmente necessário para a sua audiência, porém, a forma com que você expõe esse conteúdo pode estar inadequada para se comunicar com o seu potencial cliente. Ou seja, uma das origens do problema é usar uma abordagem que não está adequada para falar com os seus clientes leigos.
As vezes usar termos técnicos muito específicos, ou escrever um artigo jurídico, pode causar ruídos na comunicação com a sua audiência, pois as pessoas não vão se sentir atraídas por aquele conteúdo devido à forma que você está falando com elas. Por isso é muito importante usar uma abordagem adequada, mostrando com que aquele conteúdo é relevante para a vida do seu cliente em potencial.
Mas como o seu conteúdo pode atrair a atenção do seu cliente ideal?
A primeira dica valiosa é, conheça bem o seu público. Além de traçar o perfil do seu cliente ideal, como faixa etária, gênero, local onde mora, classe social; entenda o comportamento dele, como ele interage e pelo que se interessa nas redes sociais como um todo e até mesmo lugares onde ele mais frequenta e com que tipos de pessoa ele se relaciona. É importante saber em quais canais ele está mais presente, em que tipo de ocasião, se é em horário de almoço, pra passar um tempo ocioso, ou em um momento de busca de resolução do problema dele.
Conhecendo como ele se comporta, você consegue se conectar com os interesses dele, e essa conexão faz com que você, advogado, chame a atenção do seu cliente ideal.
Dicas Práticas
- Comece produzindo conteúdos que sejam as dúvidas do seu público. Quais são as dúvidas do seu cliente? Depois, pense em como você pode solucionar essa dúvida, e entregue no conteúdo com uma abordagem atrativa e fácil de ser compreendida
- Faça pergunta aos seus clientes.
- Pense em quais são as 5 principais perguntas que todo cliente faz para você e quais são os assuntos relacionados?
Com essas dicas, você consegue produzir conteúdo ricos e identificar qual a abordagem que as pessoas esperam dessa produção.
Para você começar a entender mais sobre o seu público, veja a nossa Aula “Um método simples para descobrir o que seu cliente quer ver nas suas redes sociais” da nossa série Imersão Marketing Jurídico no YouTube.
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