Nos últimos dias, o Facebook divulgou mais uma novidade para seus usuários. Intitulado Graph Search, a ferramenta é uma busca focada em usuários da própria rede. Porém, engana-se quem pensa que a atualização é só para procurar seus velhos camaradas e potenciais novos amigos, mas sim algo que pode somar ainda mais ao trabalho realizado por páginas de empresas.

Campo de busca em cada página

Agora, a pesquisa aparecerá como uma barra grande no topo de cada fan page. Quando você começar a digitar para procurar alguma coisa, ele automaticamente vai sugerir buscas e, uma vez selecionada a pesquisa, será mostrada uma página de resultados que poderá ser personalizar com filtros etc.

Ranqueamento

Outra novidade é que a classificação geral das páginas levará em consideração as sugestões de busca, incluindo: pessoas, páginas, aplicativos, locais, grupos e buscas sugeridas. Os resultados também são baseados nos dados cadastrais das empresas e conexões de busca pessoal.

Posts pagos e anúncios influenciarão na busca

A empresa de Zuckerberg pediu a empresários, através do blog parceiro Facebook Store, para “continuar a investir na sua página”, certificando-se de atualizarem seus endereços para aparecerem em buscas locais e cultivar os fãs “certos”. Ou seja, o Facebook “sugere” que os administradores de página invistam em social ads e posts patrocinados. Na prática, significa que, provavelmente, as páginas que utilizarem estes recursos devem ganhar mais relevância no Graph Search.

O vídeo a seguir apresenta como será a nova ferramenta de busca do Facebook.