142314705

Quem tem um amigo, parente ou colega de trabalho já conhece o roteiro: “hoje não dá”, “cara, você não tem ideia, vou ficar até altas horas na agência” ou “essa semana está ruim, mas na próxima a gente toma aquele chope depois do trabalho”.

Não é de se admirar que muitos profissionais tenham esse comportamento. Aliás, chega a ser quase natural, pois nossa cultura celebra os workaholics. Ouvimos falar de gente que fica na empresa depois do expediente, leva trabalho para casa ou até dorme no escritório. Dar o sangue por um projeto é considerado um comportamento exemplar.

Ser um workaholic é desnecessário. Trabalhar mais não significa se envolver mais ou realizar mais. Significa apenas trabalhar mais.

1 – Workaholics acabam criando mais problemas do que resolvem.

Para começar, trabalhar desse jeito não é sustentável a longo prazo. Quando o esgotamento se abater sobre eles, será avassalador.

Além disso, esses profissionais confundem as coisas. Tentam solucionar uma questão atacando-a com horas e mais horas. Procuram compensar a preguiça intelectual com força bruta. O resultado disso são soluções pobres.

workaholic

2 – Workaholics podem até provocar crises

Muitos profissionais com esse perfil não procuram formas de ser mais eficientes, pois na verdade gostam de fazer horas extras. Adoram se sentir heróis. Criam problemas (muitas vezes sem essa intenção) só para terem o prazer de trabalhar mais.

Os workaholics fazem com que os funcionários que não ficam até tarde se sintam improdutivos por trabalharem “somente” durante o expediente normal. Isso gera culpa e desânimo generalizado. Além do mais, produz uma mentalidade que valoriza o comportamento de “esquentar a cadeira”: todos passam a ficar até tarde por obrigação, mesmo que não estejam sendo produtivos.

3 – Workaholics dificilmente conseguem tempo para fazer avaliações equilibradas

Por estarem sempre “afogados” em demandas, sua capacidade de decisão ficam distorcidos. Você não é mais capaz de decidir o que vale um esforço adicional e o que não vale. E acaba ficando cansado. Ninguém toma as melhores decisões nesse estado.

No fim das contas, os workaholics não obtêm mais resultados do que outros colegas. Eles podem afirmar que são perfeccionistas, mas na prática perdem tempo insistindo em detalhes irrelevantes em vez de passarem para a tarefa seguinte.

Os workaholics não são heróis. Não salvam o dia – apenas consomem. O verdadeiro herói já está em casa, pois descobriu um jeito mais rápido de concluir o trabalho.

Fonte: Livro “Reinvente Sua Empresa” (Jason Fried & David Heinemeier Hansson)