Nas redes sociais, o B2B se torna, cada vez mais, P2P. Foi o que mostrou uma pesquisa recente da e-Marketer. Segundo o estudoB2B Social Media Lead Generation: Best Practices for 2013”, as mídias sociais aumentam o diálogo das empresas com seus clientes corporativos permitindo, por exemplo, que o time de vendas amplie o diálogo e o relacionamento com potenciais clientes. O aumento de vendas, no entanto, aparece como último item na lista de motivações das empresas B2B para usar as redes sociais. De acordo com a pesquisa, aumentar a exposição e o tráfego são as primeiras razões que levam este tipo de companhia para o mundo social, seguidas por geração de insights, fãs mais engajados e geração de leads.

Ou seja, para as empresas B2B as mídias sociais são um canal para expandir a potenciais compradores – ou admiradores da marca – o relacionamento interpessoal que suas equipes já possuem com clientes. Não à toa o LinkedIn é a rede social que mais gera tráfego para empresas B2B (52%, segundo estudo da Polaris que analisou também Facebook, Twitter, Google + e outras). A preferência esmagadora pela rede de contatos profissionais reflete a adaptação das suas funcionalidades para os objetivos B2B. Desde páginas corporativas até a atuação em grupos de discussão temáticos, o LinkedIn oferece uma diversidade de recursos que vão ao encontro das motivações apontadas pela pesquisa da e-Marketer – que também mostrou que ferramentas “tradicionais”, como e-mail marketing e SEO, ainda trazem bons resultados às empresas B2B.

A combinação destes canais em uma estratégia que apoie os objetivos de marketing parece ser um caminho promissor para que empresas B2B se apropriem do melhor que as redes sociais podem oferecer aos seus negócios. O infográfico a seguir, produzido pela Scup com base nos dois estudos citados aqui, traz mais dados sobre a atuação de empresas B2B nas redes socais.

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