Uma das redes que mais cresceu em 2013, o LinkedIn vem ganhando cada vez mais adeptos e capilaridade justamente por suas singularidades. Para aproveitar da melhor forma o potencial da rede, listamos abaixo 15 dicas para tornar seu perfil mais atrativo na rede.

Linkedin_Shiny_Icon.svg_

1. Use palavras-chave

Garanta que seu perfil apareça nos resultados de busca através do uso de palavras-chave. Para tanto, uma boa dica é ficar sempre de olho nos principais resultados da rede e atentar para a localização e frequência com que aparecem. Depois, basta aplicar em sua timeline.

2. Use, SOMENTE, nomes profissionais

Lembre-se que o LinkedIn é uma rede focada em negócios e habitada por pessoas que buscam por soluções, discussões sérias sobre a área em que atuam etc. Logo, nada de apelidos ou nomes engraçadinhos.

3. Utilize fotos sérias

Esqueça aquela foto na praia, com seus filhos ou de seu cachorro. No LinkedIn, use apenas fotos profissionais. OBS: estatísticas afirmam que aicionar uma foto profissional fazem seu perfil ser visto 7 vezes mais por outras pessoas.

4. Otimize sua localização

Muitas vezes, as pessoas procuram por profissonais em localizações específicas (certo, headhunters, recrutadores etc.?). Por tanto, atualize sua localização e ajude o LikedIn e, consequentemente, os demais usuários da rede a lhe encontrarem.

5. Destaque sua marca profissional

Inclua informações designadas a encorajar seus visitantes potenciais a encontrarem mais sobre você. Você tem 110 caracteres. Faça-os valer!

6. Customise a URL do seu perfil

Use uma URL customizada como: linkedin.com/in/”seunome” ao invés de uma como: linkedin.com/in/93825

7. Esteja alinhado com a indústria na qual atua

Seja encontrado pelas pessoas certas sendo específico sobre a indústria na qual atua.

8. Seja ativo!

Atualize seu status no LinkedIn regularmente. Compartilhe atualizações que sejam úteis dentro da área em na qual você atua.

9. Aproveite o potencial visual

No LinkedIn, mostre exemplos do seu trabalho através de fotos, vídeos do YouTube, apresentações do Slide Share, documentos word etc.

10. Conecte-se!

Se você não tem conexões suficientes no LinkedIn, talvez, seu perfil não apareça tanto quanto deveria nas buscas da rede, principalmente às relacionadas a conexões de 2º grau.

11. Não ignore as recomendações

Você sabia que as recomendações podem influenciar na maneira que seu perfil aparece nos resultados de busca do LinkedIn? Portanto, não se furte em solicitar recomendações para suas conexões na rede.

12. Mantenha seus contatos disponíveis

Disponibilize em seu perfil do LinkedIn contatos de e-mail, links para seus perfis (caso os tenha) no Twitter, Facebook etc.

13. Construa credibilidade com recomendações

Algumas reais recomendações no LinkedIn podem ser a base de sucesso para que você crie uma boa reputação. Novamente, não se furte em solicitá-las às pessoas certas.

14. Potencialize o network

Se conect com o máximo de pessoas possíveis com as quais já trabalhou e tem bom relacionamento. Um bom network, assim como no mundo real, é essencial no espaço virtual do LinkedIn.

15. Participe de grupos relevantes no LinkedIn

Um dos melhores recursos da rede, existem mais de 200 conversas acontecendo a cada minuto na rede. Participar de grupos possibilita que outros entrem em contato com você através dessa solução. A título de curiosidade, 81% dos usuários do LinkedIn pertencem a, pelo menos, um grupo na rede.

Com colaboração de Neal Schaffer linkedin.com/in/nealschaffer