A F8, conferência anual de desenvolvedores do Facebook reuniu mais de 4 mil pessoas para apresentar as novidades da rede social. Listamos aqui as principais delas:

Messenger 2.0

Não é de hoje que o Facebook tem investido no Messenger, afinal os aplicativos de mensagens são uma forte tendência da comunicação digital. A nova versão da plataforma, apresentada na F8, promete trazer ainda mais possibilidades para marcas e usuários. Segundo o Facebook, “as novidades são muitas”. Uma área de descoberta, batizada de Discover, ajuda a encontrarem os melhores bots disponíveis e também lugares próximos e empresas que costumam responder mensagens. Ainda não disponível no Brasil, a nova seção é dividida em categorias (exemplo: Entretenimento, Notícias e Comida & Bebida).

Incrementos no Facebook Analytics

Administradores de páginas, podem comemorar. O Facebook promete trazer novas (e ótimas) funcionalidades para as páginas de empresas. Um novo sistema de insights automatizados  promete dados mais precisos sobre a audiência, desde, por exemplo, mostrar quantas pessoas comentam um produto e clicam para vê-lo no site até um suporte a conversões offline. Dashboards customizáveis e uma nova função na criação de Públicos Personalizados são outras novidades que poderão ser vistas no guia completo do Facebook Abalytics.

Realidade aumentada

Essa foi a maior novidade do Facebook, apresentada na F8. Ao melhor “estilo Snapchat”, os usuários poderão criar, na Plataforma de Efeitos da Câmera, máscaras e molduras animadas ou até programar scripts de efeitos de realidade aumentada que reajam ao movimento, ao  ambiente ou até às transmissões ao vivo. Já no Facebook Spaces você pode interagir com seus amigos em um ambiente virtual interativo, como se todos estivessem no mesmo lugar – será possível, por exemplo, criar um tabuleiro para jogar e interagir com outras pessoas – trazidas ao ambiente por meio de chamadas no Messenger. Para o Facebook Spaces será necessário o uso de Oculus Rift.

Foto: Facebook for Business

Novidades no login

O Login do Facebook ganhará um botão reformulado e também um novo sistema de login expresso, para lembrar clientes de que eles já se conectaram uma vez com a conta do Facebook, mesmo quando trocarem o dispositivo que usavam. Esta última novidade ainda está em fase de testes fechados, mas manteremos as marcas avisadas quando começarmos a expandi-lo para todos.
Com informações do Facebook for Business