Por mais que digam que o e-mail é um canal de comunicação ultrapassado (mito!), principalmente devido ao avanço das redes sociais, essa ferramenta é muito valiosa.
Para os escritórios de advocacia, o e-mail costuma ser o canal mais eficaz para informar e manter o relacionamento com seu público.
Assim como todas as ações de Marketing Jurídico, as campanhas de e-mail marketing devem ser realizadas com cautela e orientação, afinal, as diretrizes éticas da OAB são bem claras em relação à publicidade e promoção das ações jurídicas.
Com atenção às diretrizes, as campanhas de e-mail marketing podem captar e fidelizar clientes, através da disponibilização de conteúdos relevantes e informativos.
Como parte da estratégia de Marketing de Conteúdo, as campanhas devem ser utilizadas a partir de um planejamento que leve em consideração os objetivos do escritório.
Mas afinal, quais são as vantagens do e-mail marketing para os escritórios?
Investir nessa prática proporciona diversas vantagens, além da criação e manutenção de relacionamentos. Entre elas:
Personalização da lista de envio
Diversas ferramentas permitem a criação de listas que podem ser segmentadas e personalizadas de acordo com o conteúdo do e-mail. A RD Station, por exemplo, é uma ferramenta que, através de uma automação programada, faz com que a mensagem seja enviada para pessoas que têm mais propensão a abrir o e-mail.
Atualização do Mailing (lista de contato)
Pode-se criar e manter uma lista de contato atualizada de acordo com as necessidades e públicos do escritório. Por exemplo, o escritório quer anunciar a entrada de um novo advogado. Nesse caso, é possível enviar um e-mail de comunicação interna para o mailling de funcionários do escritório ou enviar uma apresentação institucional para os clientes.
Através dos mecanismos possibilitados pelas ferramentas de marketing digital, o escritório pode saber quais são os contatos mais e menos engajados com seu conteúdo.
Oferta de conteúdo de valor
O e-mail marketing possibilita entregar conteúdos relevantes para o seu público-alvo. Podem ser notícias recentes, novidades do escritório, artigo escritos pelos sócios, entre outros, que são enviados com uma periodicidade pré-definida.
ROI (Return on Investment)
As taxas de retorno por investimento do e-mail marketing são muito positivas, principalmente quando há o auxílio de uma ferramenta que potencialize os resultados.
As vantagens de investir nesse canal são muitas, mas elas só são capazes de alavancar as estratégias de Marketing de Jurídico do seu escritório se forem realizadas com estratégia.
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