Quando perguntam a um profissional de marketing que trabalha com mídias digitais qual é o principal desafio enfretado por ele, muito provavelmente a resposta será: “verba”. Mas essa não é uma realidade para quem trabalha com empresas B2B. Pelo menos é o que mostra o infográfico produzido pela Real Business Rescue, com informações sobre como as empresas B2B estão usando as mídias sociais.

Entre benefícios, plataformas mais populares e tipos de conteúdo, o infográfico também elenca os cinco principais desafios enfrentados pelas empresas B2B nas mídias sociais. Nenhum deles é verba. A dificuldade de medir o retorno sobre investimento (ROI) é quem encabeça a lista.

Se considerarmos que a falta de planejamento estratégico ocupa a terceira posição temos uma pista de porque a dificuldade de medir o ROI preocupa tanto os profissionais que trabalham com empresas B2B. De fato, medir retorno de mídias sociais para empresas que não vendem diretamente para o consumidor final é bastante mais complicado do que fazer isso para marcas de varejo. Não dá para simplesmente incluir uma tag de conversão no site e fazer contas em cifras.

E é aí que entra o planejamento estratégico. Os profissionais de marketing de trabalham com empresas B2B precisam, antes de tudo, entender o papel que as mídias sociais tem (ou podem ter) no mix de marketing dessas marcas. Elas provavelmente não serão um canal de vendas. Mas podem ser ótimas para, por exemplo, criar relacionamento com públicos estratégicos ou para reforçar a marca empregadora.

O tipo de retorno que virá das mídias sociais para empresas B2B é diferente daquele praticado por marcas de varejo. Mas os resultados podem – e devem – ser medidos. É preciso apenas entender quais resultados as mídias sociais podem apresentar para empresas deste mercado. Engajamento, alcance, redirecionamento para o site, número de vagas preenchidas a partir das redes sociais, quantidade de e-mails cadastrados no mailing list… são muitas as métricas que podem ser mensuradas e que são relevantes para o trabalho de branding de uma empresa B2B.

O fato de os líderes de empresas B2B terem pouco conhecimento de mídias sociais, como afirma o infográfico da Real Business Rescue, certamente é mais uma pedra no caminho dos profissionais de marketing. Mas também cabe a nós fornecer informações suficientes e um planejamento estratégico consistente para que o cliente fique seguro de investir nesse trabalho. Apresentar indicadores de performance e o impacto que se espera das mídias sociais para marca é um bom começo para conquistar a confiança – e a verba – de um executivo do mercado B2B.

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