Se você está pensando em lançar sua empresa nas redes sociais, provavelmente, já se pegou questionando “o que eu devo postar?”.  

Essa dúvida é muito comum e normal, afinal, iniciar um projeto envolve mesmo muito questionamentos. 

Saber qual tema falar e como abordar o público são desafios comuns se você está buscando se posicionar nas redes sociais. 

No cenário digital, conquistar relevância pode levar tempo, porém, com uma publicação mal formulada você pode perder credibilidade e espaço rapidamente. 

Por isso é muito importante ter um trabalho de posicionamento de comunicação adequado.  

Para te ajudar nesse processo, listamos cinco práticas que você precisa ter em mente ao planejar seus conteúdos e postar nas redes sociais. 

 

1 – Seja verdadeiro independente da circunstância 

Publicar fotos sorrindo e ser o mais legal o tempo todo só para ganhar likes, pode cansar a sua audiência. Nem sempre estamos em um dia bom, não é mesmo? Principalmente no momento de pandemia em que vivemos. 

Cada vez mais as pessoas cobram das marcas posicionamentos reais. Seja mais verdadeiro, assim você vai se conectar muito mais com o seu público. 

2 – Entregue informação relevante 

As pessoas buscam por experiências, conhecimento e novidades. Ajude seu público a ser mais produtivo e ensine algo do interesse dele. 

Lembre-se a busca por valores está mais forte do que o dinheiro em si. Pense o que a sua empresa pode entregar para elas. 

3 – Mostre autoridade, mas com moderação 

Se posicione, mostre ao seu público seus conhecimentos, mas não exagere. Cuidado para não construir uma posição de superioridade. 

A estratégia interessante é transmitir sua voz ao mundo com sutileza e equilíbrio. Crie uma autoridade respeitada, mostrando o porquê da sua empresa ser importante para aquele público. 

4 – Entregue conteúdo de valor 

Prenda a atenção da sua audiência compartilhando conhecimento relevante para seu público. Entenda o que ele precisa e o que você pode fazer por ele. 

Produza conteúdo de valor, como por exemplo, conselhos, dicas e informações. Pense nas soluções que você, ou a sua empresa, pode der para os problemas que elas possam ter. 

5 – Crie relacionamento com seu cliente 

Não trate seu cliente como um número, crie um relacionamento e estabeleça um diálogo com ele. 

Não mande várias mensagens ou e-mails com ofertas e promoções. Tente criar um vínculo com seu cliente, mostrando que ele é importante, quais as soluções e informações que sua empresa tem para ele. Assim, você conseguirá nutrir sua confiança, e provavelmente, ele irá reconhecer sua marca como autoridade no assunto. 

 

Seguir essas 5 boas práticas para as redes sociais, vai te ajudar a manter seu público mais engajado.