Você tem a sensação de que os seus seguidores não têm a real dimensão da sua experiência e da sua vivência na área em que atua? Isso tem a ver com o que chamamos de autoridade. 

Ser autoridade dentro da sua empresa ou no seu meio acadêmico, não necessariamente significa ter autoridade fora desses ambientes. 

E isso acontece porque a autoridade não é inerente à pessoa. Ninguém nasce com autoridade. A autoridade, na verdade, está na visão do receptor. 

E se ela não convive profissionalmente com você, como ela vai saber todas as qualidades e conhecimentos que você tem? 

Como transportar a autoridade para fora do meu ambiente de trabalho e estudo? 

O 1° passo é produzir conteúdo sobre a sua área de atuação.  

Você hoje já produz conteúdo no seus canais digitais? Caso você ainda não produza conteúdo, já passou do tempo de começar a produzir (hehe). 

Agora, se você já produz, é preciso dizer que não basta fazer qualquer conteúdo. Não adianta postar aquele storie na academia, após um dia exaustivo de treino, e escrever “tá pago”. A não ser que você seja um personal trainer ou trabalhe na área da saúde ou da educação física. Do contrário, qual autoridade no seu nicho de trabalho você vai gerar com o clássico “tá pago”? 

É possível sim mesclar vida pessoal com o seu dia a dia profissional. Porém, é preciso saber amarrar as duas coisas para criar um conteúdo que realmente gere valor e, consequentemente, autoridade. Do contrário, vai parecer que você não tem muitas ideias do que postar sobre a sua rotina profissional. E não é isso que queremos, correto? 

Dica para produzir conteúdo da sua rotina de trabalho que aumentem a sua autoridade 

Busque produzir conteúdos que auxiliem a pessoa com a qual você quer ter autoridade. Esses conteúdos devem prioritariamente: 

  • tirar dúvidas, 
  • oferecer dicas/atalhos para coisas do cotidiano dela, 
  • eventualmente podem mostrar alguma oportunidade que ela não esteja vendo etc. 

2ª dica de conteúdo que gera autoridade: casos concretos 

Eu acredito que, ao longo desses anos todos de atuação, você já tenha produzido bons casos concretos dentre os trabalhos que você fez. Você tem o hábito de divulgar esses casos concretos? 

O Estudo de Caso é um conteúdo muito poderoso, pois ele ativa gatilhos mentais importantes na pessoa que o lê, como autoridade, plausibilidade e ainda mostra que aquela oportunidade é possível. 

Além disso, nada melhor do que o exemplo de um trabalho que teve sucesso para aplacar o São Tomé (só acredito, vendo) que habita dentro do seu potencial cliente. 

Faça uma análise impessoal, explicando soluções que foram aplicadas a um determinado problema. Resguarde confidencialidades, como nome e outros dado do cliente. 

Para facilitar na hora de formatar a divulgação de um caso concreto, você pode usar a seguinte estrutura: 

  • breve apresentação do cliente em questão (mantendo os protocolos de confidencialidade), 
  • o problema analisado, 
  • a solução pensada para aquele problema 
  • o resultado do trabalho.