Criar uma página ou perfil para o seu negócio em uma rede social é sempre um momento de reflexão e análise. Afinal, é uma escolha que pode impactar no sucesso do marketing da sua empresa. Assim, eu gosto muito de começar organizando algumas ideias antes de entrar numa rede. 

1º passo: veja qual é a característica da rede social 

A primeira reflexão é: qual é a característica dessa rede? Ela é uma rede mais jovem, ou seja, ela utiliza frequentemente uma linguagem mais jovem? Ou ela é mais formal? Quem é que está nessa rede de maneira mais frequente?  

Será que você consegue algum indicador de tipo de perfil, de pessoas que estão nessa rede? Outro ponto importante para se levantar em relação a rede: tipos de conteúdo. Quais são os conteúdos mais vistos?  

Fazer esse exercício antes de entrar em uma rede social é muito bom. Porque você já sabe o que te espera e, também, já sabe como se comportar nela.  

Se você quiser entrar no YouTube, você precisará fazer vídeos. Não tem jeito. É o natural daquela rede. 

Para fazer um exercício de reflexão sobre isso, vamos pegar o YouTube como exemplo. Se você quiser entrar no YouTube, você precisará fazer vídeos. Não tem jeito. É o natural daquela rede. Ela até te permite produzir textos, mas assim, diante da profusão de vídeos que existem na rede fica meio estranho ter um canal cheio de texto.  

Você pode até, de maneira complementar, produzir um texto, mas não faz sentido entrar lá e não produzir vídeos. 

2º passo: veja se o seu estilo combina com a rede 

Esse é um ponto bem importante, pois muitas vezes, olhamos algo que está na moda e acreditamos que basta estar presente ali para surfar naquela onda.  

Porém, de repente, aquilo não vai fazer sentido pra você. Pior: você nem vai se sentir confortável estando naquela rede. E o resultado pode ser desastroso.  

Porque se você não for pronto para aquele desafio, se eu não estiver pronto para aquela rede, não se sentir confortável naquele ambiente, é igual você ir para uma festa na qual você não gosta de nada daquilo, você não gosta da roupa que que as pessoas vestem, você não gosta da bebida, você não gosta do som… Você meio que cai de paraquedas ali, com uma roupa diferente, querendo beber algo diferente e dançando num ritmo diferente da festa. 

Eu acho que esse é o pior resultado possível. Que é uma coisa que de vez em quando a gente até faz. Por alguma necessidade e tal. Mas você imagina fazer isso num ritmo de uso de redes sociais que a gente tem hoje em dia. Todo dia, várias vezes por dia, você vai à essa festa com essa roupa desconfortável num lugar onde você não está à vontade e que nada do que se oferece ali te agrada. 

Olhar para si, olhar para os seus objetivos, para com quem você quer dialogar, mas também o que aquela plataforma te oferece de possibilidades e de oportunidades. Porque num cenário em que a gente tem tantas plataformas, tantas oportunidades de atuação em redes sociais, certamente você não precisa ficar restrito a uma que você acredita que não seja a mais confortável para você, né?  

Então, busque encontrar um canal de rede social, uma plataforma social que combine essas três coisas:  

  • Que te deixe confortável,  
  • Que tenha a ver com a sua atuação, 
  • Que vá conseguir dialogar com o tipo de pessoa que você quer alcançar pelas redes sociais.