É muito comum que no começo dos nossos projetos aqui na táLIGADO Comunicação, o tema “juridiquês” surja já nas primeiras reuniões.

Os próprios advogados já sabem que precisam evitar utilizar o tal “juridiquês” em seus conteúdos de marketing. E neste texto trarei algumas dicas que já aplicamos no campo de batalhas para os escritórios que atendemos e que vem trazendo bastante resultado.

Aliás, vou mostrar também um case de um cliente nosso que aplicou essas dicas e hoje vem se destacando bastante nos buscadores do Google e na internet como um todo.

Mas o que é o tal “juridiquês”

O termo “juridiquês” ficou popularizado no Brasil para designar o uso excessivo de jargões jurídicos e de termos técnicos usados por operadores de direito.

Fazem parte do dicionário “juridiquês” expressões complexas, de escrita difícil e o uso do latim. Tais quais: data venia, coisa julgada, jurisprudência, acórdão etc.

É para nunca mais usar “juridiquês”?

Eu acredito que tudo tenha seu local e seu momento. Quando falamos em marketing, sim, pois são peças e ações voltadas para o seu potencial cliente.

Portanto, o melhor é evitar o “juridiquês” para evitar que haja ruídos na comunicação e ele não entenda na plenitude o que você busca transmitir.

Obviamente, quando se trata de um artigo acadêmico ou de um parecer técnico, obviamente o “juridiquês” será muito bem vindo. Pois ele faz todo sentido para aquele público específico.

A importância de uma linguagem que crie um elo entre você e o seu potencial cliente

Para entender a importância de uma linguagem que fuja dos jargões jurídicos quando estamos falando de marketing, vamos entender o conceito de gatilhos mentais e sua importância no marketing moderno.

Os gatilhos mentais surgiram de estudos e experimentos da neurociência. São eles, os gatilhos mentais, que ativam o lado emocional dos nossos cérebros.

E por mais difícil que seja de acreditar, nós somos MUITO movidos a emoção. Para quem tiver interesse, recomendo a leitura do livro As Armas da Persuasão 2.0, do autor Robert B. Cialdini, Ph. D.

O gatilho mental que versa (olha o “juridiquês” aqui, hehe) sobre essa questão da linguagem jurídica empregada em peças de marketing dos escritórios de advocacia é o Gatilho Mental da Semelhança, que é um sub-gatilho mental da Afeição.

“Não há nada mais eficaz nas vendas que fazer os clientes acreditarem, realmente acreditarem, que você gosta deles”. – Joe Girard, “Maior vendedor de carros do mundo” segundo o Guiness

Existem algumas formas de estimular que as pessoas se identifiquem e passem a gostar de você, criando uma conexão muito positiva para uma futura oportunidade de negócios. Uma dessas formas é o Gatilho Mental da Semelhança, como falei acima.

Gostamos de pessoas que são semelhantes a nós. Neste caso aqui, podemos entender semelhança como uma afinidade, como: time de futebol, esporte favorito, roupa favorita, espectro político etc.

Porém, uma das formas de se mostrar semelhante a alguém e, consequentemente, aumentarmos as chances de ganharmos a simpatia dessa pessoa é justamente a linguagem.

Fuja do juridiquês no seu marketing

Assim, o primeiro passo para ganhar a simpatia do seu futuro cliente é justamente se assemelhando a ele nas suas peças de marketing.

Portanto, na hora de escrever um artigo para o site do seu escritório, que tal pensar em temas que façam sentido para o seu potencial cliente? 

Certamente você terá mais chances de ganhar a atenção dele do que publicando um artigo acadêmico que interessa mais aos seus pares do que aos seus futuros clientes.

Além de pensar nos temas dos artigos (eu disse artigo, mas isso vale também para posts em redes sociais, e-mail marketing, lives e muito mais), que tal utilizar termos que sejam comuns ao dia a dia do seu cliente?

Faça o exercício de pensar quais expressões ele usa. Quais termos ou palavras fazem parte do universo dele.

Como utilizamos o conceito de Semelhança para organizar o fluxo de produção de um escritório de advocacia

Em 2022, começamos um trabalho com um escritório de advocacia que tinha o desafio de organizar seu fluxo de produção de peças de marketing.

Utilizamos o conceito do gatilho mental de Semelhança para direcionar a produção dos artigos do site e buscar mais afinidade dos potenciais clientes. E isso acabou se desdobrando nas redes sociais e nas demais peças de marketing.

No primeiro ano de trabalho, o escritório colheu resultados como:

– Dobro do número de acessos ao site em relação ao período anterior.

– A área de Notícias passou a ser a mais acessada do site, passando a área de Sócios como a mais buscada.

– SEO: o site terminou o ano com uma página de serviço ranqueada na primeira dobra do Google. Hoje, já são três páginas de serviço ranqueadas na primeira dobra do Google.

Confira aqui o case completo: https://www.youtube.com/live/flFY8b-hJ8s?feature=share

Cuidado para não exagerar na dose

Como diria meu avô, os exageros não são bem-vindos. Portanto, ao começar a empregar expressões e jargões que façam parte do dia a dia do seu cliente, cuidado para não parecer falso.

Afinal, você ainda é um advogado e ele sabe disso. Porém, uma pitada de afinidade e de semelhanças entre vocês não faz mal a ninguém.